segunda-feira, 25 de março de 2013

Itália: Prefeitura de Roma imprimirá bilhetes de metrô e ônibus com a imagem do papa Francisco I

Homenagem

Imagem: Prefeitura de Roma /
Divulgação

A Prefeitura de Roma (Itália) mandará imprimir numa edição limitada um milhão de bilhete de metrô e ônibus com a imagem do novo papa Francisco I (foto), em sua homenagem, pelo fato de ser o bispo daquela cidade. A imagem escolhida é a do pontífice saudando os fieis desde a Basílica de São Pedro, no Vaticano. Os mesmos estarão disponíveis a partir da próxima quarta-feira (27/3), de acordo com a Rádio Vaticano.

Assim como fazia na Argentina, a Prefeitura italiana espera que Francisco I também ande nos transportes públicos europeus.

Eleição e posse

No segundo dia de Conclave, 13/3, o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio – também arcebispo de Buenos Aires – foi eleito papa, adotando o nome de Francisco I, em alusão ao padroeiro dos pobres, São Francisco de Assis. Às 19h06 locais (15h06 em Brasília) daquele mesmo dia, uma fumaça branca que saía da chaminé da Capela Sistina dizia aos católicos que o sucessor de Bento XVI tinha sido escolhido. Ele se tornou o primeiro papa latinoamericano. A escolha do nome se deveu ao cardeal brasileiro dom Claudio Hummes, que ao dar um beijo no novo sumo sacerdote lhe disse no ouvido para não se esquecer dos pobres.

Na manhã do último dia 19, ocorreu uma missa que marcou o início de seu Pontificado, com a presença de chefes de governo de vários países, entre eles as presidentas Cristina Kirchner (Argentina) e Dilma Rousseff (Brasil). A mandatária argentina foi a primeira governante a ter um encontro com Francisco I, e durante uma reunião lhe pediu que tentasse intermediar um diálogo com o Reino Unido sobre a questão das Ilhas Malvinas (Falklands, para os ingleses). Com a líder brasileira, o assunto foi a Jornada Mundial da Juventude, em julho próximo, no Rio de Janeiro, cuja presença já está confirmada. O gigante pode ser o primeiro país visitado pelo novo papa.

No entanto, não seria sua primeira visita ao Brasil. Em 2007, por exemplo, Mario Bergoglio esteve na Aparecida do Norte (SP), que foi palco da V Cúpula do Episcopado Latinoamericano e Caribenho, informou a Santa Sé.

Já no último dia 17, Francisco I realizou seu primeiro “Angelus" para a Quaresma, na Paróquia de Santa Ana, no Vaticano.

Encontro de papas

Francisco I se encontrou com o papa emérito Bento XVI, no último sábado (23), no Castel Gandolfo, residência oficial do papa localizada ao sul de Roma (vídeo).

Vídeo: Radio Vaticano / You Tube / Reprodução


Buscador papal
Imagem: BerGoogleo.com /
Reprodução



Logo após a eleição de Francisco I, dois argentinos – Santiago Darmandrail e Hernán Durlach –, donos de uma empresa de publicidade e rede de afiliados, tiveram a ideia que o Google não teve: criaram um buscador chamado “BerGoogleo.com” em homenagem ao novo pontífice. O mesmo é uma mistura das palavras Bergoglio e Google e utiliza a base de dados do Google Argentina.

Em entrevista ao site “Noticiero y Opinión” – versão em espanhol deste LEITURA SUBJETIVA – Santiago contou que até o início da semana passada, a página já tinha conseguido mais de 117 mil acessos, e que a ideia nasceu de uma “piada” de um amigo postada no facebook. Por enquanto, os proprietários não têm nenhum plano em relação ao buscador, apenas mantê-lo no ar.

O papa e o 13

Algumas curiosidades rondam sobre o novo papa, como o número 13, por exemplo, segundo alguns esotéricos. Pra começar, ele foi eleito no dia 13 de março, e no 13° dia após a saída de Bento XVI. E ao somar a data 13/03/2013 (1+3+0+3+2+0+1+3= 13), acha-se o mesmo número.

“Papa Francisco” e “Papa Bergoglio”. Nesses dois casos, a soma das letras também dá 13. E a fumaça branca foi emitida às 19h06 ou simplesmente 7h06 da noite. Somando 7+0+6, o resultado também é 13.

Reações:

0 Leitor(es) opinou(aram) :

Postar um comentário

Seu comentário será publicado, logo que aprovado, conforme Política de Uso do site.

O LEITURA SUBJETIVA agradece o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Web Statistics