sexta-feira, 24 de maio de 2013

24/05/2013: terremoto de 8,3 graus na Rússia

Um fortíssimo terremoto de 8,3 graus Richer foi registrado na Rússia, às 15h44 locais (5h44 em Brasília) desta sexta-feira (24/5). O epicentro de 608 km de profundidade foi localizado no Mar de Okhotsk, no Oceano Pacífico, a 362 km oeste-sudoeste de Esso e a 400 km a noroeste de Vilyuchinsk, de acordo com o Serviço Geológico dos EUA (USGS, sigla em inglês).

Imagem: Google Mapas


Região onde o tremor foi registrado, marcada com a seta verde.

Um alerta de tsunami chegou a ser emitido, porém já foi cancelado. A causa do tremor seria a convergência das placas tectônicas do Pacífico e da América do Norte. A região é considerada uma zona de subducção, isto é, em que as placas caminham para a mesma direção. Em julho de 2008, por exemplo, um tremor de 7,7 graus Richter foi registrado. E em novembro daquele mesmo ano, outro de 7,3 graus na mesma escala, explicou o USGS.

Até a publicação desta notícia não havia relatos de vítimas e/ou danos materiais. Segundo a imprensa local, o abalo teria sido sentido na capital Moscou, que fica a sete mil quilômetros de distância, inclusive vários locais teriam sido evacuados.

Reações:

0 Leitor(es) opinou(aram) :

Postar um comentário

Seu comentário será publicado, logo que aprovado, conforme Política de Uso do site.

O LEITURA SUBJETIVA agradece o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Web Statistics