domingo, 26 de maio de 2013

Brasil perdoa dívida externa de países africanos em quase US$ 900 milhões

A presidenta Dilma Rousseff anunciou o perdão e/ou renegociação da dívida externa de 12 países africanos com o Brasil, nesse sábado (25/5), enquanto participava do Jubileu de Ouro (aniversário de 50 anos) da União Africana de Nações, em Adis Abeba, capital da Etiópia. Ao todo, o gigante sulamericano deixaria de receber quase 900 milhões de dólares (cerca de R$ 1,8 bilhão). Os países beneficiados são: Costa do Marfim, Gabão, Guiné-Bissau, Mauritânia, República da Guiné, República do Congo,  República Democrática do Congo, São Tomé e Príncipe, Senegal, Sudão, Tanzânia e Zâmbia.

Desses 12 países, em nove as dívidas já teriam sido negociadas, mas faltam três que aguardam a aprovação da Fazenda e do Senado.

“(...) O sentido dessa negociação é o seguinte: se eu não conseguir estabelecer negociação, eu não consigo ter relações com eles, tanto do ponto de vista de investimento, de financiar empresas brasileiras nos países africanos e também relações comerciais que envolvam maior valor agregado. Então o sentido é uma mão dupla: beneficia o país africano e beneficia o Brasil”, disse a mandatária brasileira.

A escolha do Brasil para representar a América Latina nesse evento se deveu ao fato de ter grande presença no continente africano, tendo, por exemplo, embaixadas em 37 dos 54 países.

Reações:

0 Leitor(es) opinou(aram) :

Postar um comentário

Seu comentário será publicado, logo que aprovado, conforme Política de Uso do site.

O LEITURA SUBJETIVA agradece o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Web Statistics