quinta-feira, 16 de maio de 2013

Rio poderá ter quatro dias de feriado durante a JMJ

Os dias 23, 25, 26 e 29 de julho próximos poderão ser decretados feriado municipal no Rio de Janeiro, em virtude da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2013 que ocorrerá entre os dias 23 e 28 daquele mês, que terá a presença do recém-eleito papa Francisco. O projeto de lei será encaminhado à Câmara dos Vereadores pela Prefeitura e faz parte da logística apresentada pelo prefeito Eduardo Paes, nessa quarta-feira (15/5), para facilitar a mobilidade.

No dia 23 seria a partir das 16h, para facilitar a vinda dos peregrinos a Copacabana, quando o arcebispo Dom Orani Tempesta realizará uma missa; já nos dias 25 e 26, por causa da presença do pontífice na Praia de Copacabana; e no dia 29, até o meio-dia, devido à saída dos visitantes. No dia 24, por exemplo, o papa deixará a sua residência do arcebispo carioca, no Sumaré, onde ficará hospedado, para fazer uma visita à basílica de Aparecida, em São Paulo.

Bares, restaurantes, shoppings, centros comerciais, centros culturais e turísticos e comércios de rua estariam de fora da proposta de feriado. Portanto, poderiam funcionar normalmente. “No dia 23, os estabelecimentos públicos e privados poderão iniciar as suas atividades mais cedo, como forma de compensar o término antecipado da jornada de trabalho”, destacou a Prefeitura.

É a primeira vez que a Jornada ocorre no Brasil. Cerca de 1,5 milhão de pessoas são esperadas dos mais diversos países.

Proibição de circulação de ônibus fretados

Entre os dias 19 e 30 de julho, os ônibus fretados com peregrinos vindos de outros municípios fluminenses, estados brasileiros e/ou do exterior não poderão circular na capital carioca, principalmente nos horários de rush: das 6h às 10h e das 17h às 20h. A desobediência poderá fazer com que os veículos sejam rebocados.

Haverá um esquema especial de comboio para facilitar o tráfego. Antes de entrarem no Rio, os veículos passarão por uma triagem em pontos de identificação e sairão adesivados. Esses pontos serão em Itaipava, Casimiro de Abreu – no estado do RJ – e em Cachoeira Paulista, em São Paulo.

Locais de evento

A Prefeitura informou que o esquema em Copacabana, um dos bairros destinados ao evento, será semelhante ao do Réveillon. E a mobilidade até lá deverá ser feita por transporte público.

Em Guaratiba, na zona oeste, ocorrerá a Vigília dos Jovens e a Missa de Envio. O acesso também deverá ser feito por transporte público.

Conhecendo o Rio

A Administração do Cristo Redentor, por exemplo, preparou um esquema especial de venda de ingressos. Estes poderão ser comprados em grupos, por exemplo, e está disponível em sete idiomas, incluindo o português.

O visitante que desejar obter dicas de lugares a visitar, hotéis, pousadas, bares, restaurantes, discotecas, entre outras, poderão acessar o site “Rio Guia Oficial”, da Prefeitura, que contém informações em três línguas: português, inglês e espanhol.

Demais logística

Pelo menos 30 câmeras serão disponibilizadas para monitorar exclusivamente a Jornada nos bairros de Copacabana e Guaratiba.

“Serão mobilizados, ao todo, 4.471 garis, 14 equipamentos (mini-varredeiras e mini-pás), 121 caminhões compactadores, 60 caminhões basculantes, 13 lava-jatos, 54 caminhões pipa d’água, 61 varredeiras, 8 tratores de praia, 13 pás mecânicas e 3.730 contêineres. Em Guaratiba serão instaladas 110 ilhas com 2.930 contêineres, garantindo locais adequados para o descarte de resíduos ao longo dos 41 quilômetros das três rotas que os peregrinos vão percorrer. 2.167 garis farão os serviços de limpeza. A estimativa é de que sejam recolhidas 900 toneladas de lixo por missa”, enfatizou a Prefeitura.

Segundo a imprensa boliviana, o governo de La Paz e a Secretaria Nacional de Segurança (Senasp) teriam firmado um acordo para que esta facilitasse a entrada de seus cidadãos durante a Jornada Mundial da Juventude. Não há mais detalhes sobre isso.

Rio: Câmara dos Vereadores aprova os quatro dias de feriado durante a JMJ 2013

Reações:

0 Leitor(es) opinou(aram) :

Postar um comentário

Seu comentário será publicado, logo que aprovado, conforme Política de Uso do site.

O LEITURA SUBJETIVA agradece o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Web Statistics