sexta-feira, 7 de junho de 2013

Campanha de vacinação contra a paralisia infantil começa amanhã

Imagem: Ministério da Saúde / Divulgação

A campanha de vacinação contra a poliomelite – popularmente chamada de paralisia infantil – começa amanhã (8/6) e vai até o próximo dia 21, em todo o país. A mesma é direcionada às crianças com mais de seis menos e menos de cinco anos. Lembre-se de levar a caderneta de vacinação.

O Ministério da Saúde espera alcançar 95% do público-alvo, isto é, mais de 12 milhões de pessoas. No ano passado, por exemplo, foram vacinadas mais de 14 milhões de crianças, atingindo 99% das mesmas.

A doença foi erradicada no país desde 1994, cujo mérito é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O último caso registrado foi em 1989, na Paraíba.

“Vale lembrar que não existe tratamento para a poliomielite e somente a prevenção, por meio da vacinação. A vacina protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3. A eficácia da imunização é em torno de 90% a 95%. Ela é recomendada mesmo para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia.

A vacina é extremamente segura e não há contraindicações, sendo raríssimas as reações associadas à administração da mesma. Em alguns casos – como, por exemplo, em crianças com infecções agudas, com febre acima de 38ºC ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina –, recomenda-se que os pais consultem um médico para avaliar se a vacina deve ser aplicada”, informou o Ministério.

Reações:

0 Leitor(es) opinou(aram) :

Postar um comentário

Seu comentário será publicado, logo que aprovado, conforme Política de Uso do site.

O LEITURA SUBJETIVA agradece o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Web Statistics