sexta-feira, 25 de outubro de 2013

26/10/2013: terremoto de 7,1 graus no Japão

Informação atualizada em 25/10/2013, às 18h04

Um forte terremoto de 7,1 graus Richter sacudiu leste do Japão, às 3h10 da manhã do dia 26 de outubro (15h10 desta sexta-feira, 25, no horário brasileiro de verão). O epicentro de 10 km de profundidade, próximo ao arquipélago de Honshu, a 326 km ao leste de Namie, e a 475 km ao leste-nordeste da capital Tóquio.

Imagem: Google Mapas / Reprodução


Região onde se registrou o terremoto, marcada com a seta verde.

O motivo seria uma espécie de movimento convergente entre as placas tectônicas do Pacífico e da América do Norte, e ocorreu em área próxima ao do trágico sismo de 9 graus Richter de março de 2011, que deixou milhares de mortos, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).

O Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico chegou a emitir um boletim informando sobre o tremor, mas disse que não havia perigo de tsunami para regiões como o Havaí, por exemplo.

Alguns meios de comunicação relataram que foi registrado um pequeno tsunami de 30 centímetros, mas sem deixar vítimas e/ou danos materiais. Abalos sísmicos são muito comuns nesse país asiático e acontecem quase que diariamente.

Reações:

0 Leitor(es) opinou(aram) :

Postar um comentário

Seu comentário será publicado, logo que aprovado, conforme Política de Uso do site.

O LEITURA SUBJETIVA agradece o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Web Statistics