quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Por causa das chuvas, Nova Iguaçu inicia campanha de vacinação contra o tétano

Nova Iguaçu

O município fluminense de Nova Iguaçu inicia a partir da próxima quinta-feira (12/12) uma campanha de vacinação contra o tétano, em Austin, um dos bairros mais atingidos pelas fortes chuvas. De acordo com o secretário de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Junior, 'serão instaladas três tendas na Vila Zenith, Santa Cecília e, dependendo do laudo da Defesa Civil, Vila Guimarães ou Tinguazinho'.

O prefeito Nelson Bornier decretou estado de calamidade pública, nesta quarta-feira (11). As aulas na rede municipal foram suspensas. No bairro de Rodilândia, um pedreiro de nome Martinho da Silva, de 50 anos, estaria desaparecido. Ele teria caído em um rio à margem da Via Dutra.

Seis Cieps foram disponibilizados para receber donativos e possíveis desalojados e desabrigados nos seguintes bairros: Centro, Comendador Soares, Posse e KM 32. O bispo de Nova Iguaçu, Dom Luciano Bergamin, também orientou às paróquias da cidade que deixassem abertas as portas dos salões para atender às vítimas e receber donativos. “É hora de somarmos esforços com a prefeitura para ajudarmos os mais desassistidos”, declarou o líder religioso.

A prefeitura pede à população que ajude com donativos, tais como: colchonetes, água, alimentos, roupas de cama e produtos de higiene. Os mesmos também poderão ser entregues nos seguintes endereços:

* Sede da Secretaria de Assistência Social – Rua Dr. Luis Guimarães, nº 976, no Centro;

* Sede da Cruz Vermelha – Rua Bernardino de Melo, nº1895, no Centro; e

* Câmara Municipal de Nova Iguaçu – Rua Prefeito João Luiz do Nascimento, nº 38, próximo a rodoviária.

Os desabrigados e desalojados estão sendo levados para os seguintes endereço:

* Galpão da Antiga Frigopesca – Rua Manoel Bolsas, nº 47, Centro de Nova Iguaçu;

* Casa do Capelão – Rua Marly Barcelos, nº 115, Caioaba (próximo ao Campo do Carioquinha);

* Associação de Moradores Zumbi e Creche do Zumbi – Rua Chico Mendes, nº 250, na Comunidade Zumbi dos Palmares.

Japeri

Japeri é outro município que decretou estado de calamidade pública. Pelo menos cinco mil pessoas teriam sido atingidas pelas chuvas dos últimos dias. A prefeitura também donativos como: água, alimentos não-perecíveis, móveis, eletrodomésticos, roupas de cama e produtos de higiene pessoal.

Demais municípios

As chuvas também estão afetando o cotidiano dos cariocas. Leitores relataram ao LEITURA SUBJETIVA que não conseguiram chegar ao trabalho. Alguns deles ficaram parados durante toda a manhã na Avenida Brasil. No início da noite desta quarta-feira (11), a Defesa Civil carioca enviou alerta de previsão de chuva fraca a moderada entre a noite e a madrugada. A cidade está em estágio de atenção.

Os trens da Supervia deixaram de circular no início da manhã, por medida de segurança, em alguns trechos dos ramais de Belford Roxo e Saracuruna – em Duque de Caxias – devido ao acúmulo de água, e também na Vila Inhomirim e Guapimirim. Já no ramal Deodoro, a estação Piedade teve que ser fechada, porque um muro caiu na via. No momento, a estação Olaria, no ramal Saracuruna, encontra-se fechada, também devido ao acúmulo d'água.

O Governo do Estado informou que estará enviando kit calamidade para Nova Iguaçu, Japeri e Queimados, municípios da Baixada Fluminense. O kit é formado por hipoclorito de sódio, vacinas contra o tétano e a difteria, antibióticos, luvas, máscaras, seringas descartáveis, além de outros materiais básicos de saúde.

A prefeitura de Queimados disponibilizou dois telefones para que os cidadãos possam pedir ajuda, se não tiverem condições de ir a algum dos pontos de apoio a desabrigados: as secretarias de Assistência Social (2665-8322) e de Defesa Civil (2665-7749).

Outras cidades foram atingidas, tais como: Belford Roxo e Mesquita. Mais cedo, a presidenta Dilma Rousseff conversou com o governador Sérgio Cabral e o prefeito carioca, Eduardo Paes, e ofereceu ajuda.

Reações:

0 Leitor(es) opinou(aram) :

Postar um comentário

Seu comentário será publicado, logo que aprovado, conforme Política de Uso do site.

O LEITURA SUBJETIVA agradece o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Web Statistics